Ujjayi pranayama, segundo Karin Heuser Wolff

um yogi tibetano
Ujjayi significa extensão vitoriosa ou alongar a respiração. Essa respiração produz um som que inicialmente acontece de uma forma um pouco exagerada, pois a contração aperta a área da glote, na garganta, tornando a respiração muito barulhenta, mas, em seguida, com a prática, vai se descobrindo uma forma mais natural e suave de fazê-la, contraindo suavemente a garganta para cima e para trás. A sensação que dá é de que o ar entra pela garganta.
Um som suave e consistente ajuda a adquirir um fluxo constante na respiração, e também traz calor ao corpo, por causa da fricção que acontece.
Pode acontecer também no início um som residual na entrada das narinas, mas isso diminui com o tempo. O som também pode surgir da área superior do palato, onde também ocorre uma fricção.
Eventualmente o som torna-se profundo na base da garganta, ressonando na cavidade do tórax.
Para os iniciantes é normal enfatizar-se a exalação e o som do ujjayi na exalação, para prolongar e demorar mais na exalação. Para os mais adiantados também é enfatizada a exalação quando se está aprendendo um asana novo.
Existe uma tendência natural de inalar de forma mais curta no urdhva mukha svanasana e em outros movimentos em que arqueamos as costas e nas torções. O praticante deve tentar manter o início da inalação suave, contínuo, e, com o som do ujjayi, observar a duração da inspiração, para que ela seja prolongada e não irregular e abrupta.
O som da respiração deve ser consistente durante toda a prática. Um caminho para isso é contar o tempo de inalar e de exalar, como, por exemplo, inspirar e exalar contando 5 segundos.
- Visite o canal da Karin no YouTube em youtube.com/channel/VidadeYogini [↩]
Comentários
Ujjayi pranayama, segundo Karin Heuser Wolff — Nenhum comentário
HTML tags allowed in your comment: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>