Documentário Terráqueos (Earthlings, 2005)
Com um estudo profundo em pet shops, fábricas de filhotes e abrigos de animais, como também em fazendas industriais, o comércio de couro e de peles, as indústrias de esportes e entretenimento, e finalmente a profissão médica e científica, Terráqueos usa câmeras escondidas e imagens nunca antes vistas para demonstrar as práticas cotidianas de algumas das maiores indústrias do mundo, todas as quais dependem totalmente de animais para o lucro.
Poderoso, informativo e provocador, Terráqueos é de longe o documentário mais compreensível já produzido na correlação entre a natureza, animais e os interesses econômicos humanos. Existem muitos filmes valiosos sobre direitos dos animais, mas este transcende o cenário. Terráqueos grita para ser visto!
“É preciso uma pessoa pequena para matar um animal indefeso.
E uma menor ainda para comê-lo.”
Escrito, produzido e dirigido por Shaun Monson e narrado pelo ganhador do Oscar 2020, Joaquin Phoenix (Joker, 2019), este vídeo em inglês, com legendas em português, apresenta música pelo artista de platina, renomado pela crítica, Moby, e é uma produção da Nation Earth Organization. Em 2005 ganhou 3 prêmios em 3 diferentes festivais: Boston, San Diego e Artivist.
Terráqueos é um nó na alma. É um dos filmes mais completos a relatar a relação do ser humano com as outras espécies do planeta.
Na primeira parte o filme exibe os conceitos filosóficos do Especismo, comparando-o com o Racismo e com o Sexismo.
Depois analisa as mais diversas formas de exploração dos animais pelo homem: entretenimento, vestuário, alimentação, companhia, testes militares, experimentos “científicos” etc.
No final há questionamentos pertinentes sobre o que a Humanidade vem fazendo com os animais, com o planeta e com ela mesma.
Assista na sequência:
Documentário Terráqueos (Earthlings, 2005)
Documentário Dominion (2018)
Penso que Deus deu a racionalidade aos seres humanos para que pudessem evoluir mais rápido e se tornarem seres completos e perfeitos, como os animais irracionais, de modo que todos os seres se tornassem a verdadeira imagem do Criador do Universo.
Pois é, Ana Cláudia, mas, infelizmente, a esmagadora maioria da nossa humanidade terrestre tem sido muito irracional, muitas vezes por desinformação mesmo, outras tantas vezes por pura e simples maldade.