Benefícios de paschimottanasana, segundo Lino Miele

Paschimottanasana, em desenho por John Scott
É de suma importância controlar mula bandha e uddiyana bandha ao se praticar paschimottanasana, a postura de alongamento das costas voltadas para o poente.
Nas flexões extremas, o ar penetra os pulmões com alguma força. Quando os dois orifícios (um no ânus e o outro na saída do trato urinário) são mantidos fechados como em mula bandha, o ar é capaz de estimular o sushumna nadi. A inspiração (prana vayu) e a expiração (apana vayu) aumentam o fogo abdominal (agni), auxiliando na purificação dos órgãos internos.
O fígado, o baço, os pulmões e os rins exercem papel importante na limpeza do sangue, o que é vital para uma boa saúde. Um suprimento fresco de sangue ricamente oxigenado para a área abdominal, lugar onde se iniciam todas as enfermidades, mantém os órgãos limpos, saudáveis e fortes.
Paschimottanasana também age de maneira benéfica sobre o nervo vago, fortalece e purifica o corpo inteiro, incluindo o coração, e torna o corpo firme, sem excesso de gordura.

Paschimottanasana A, B, C e D, em desenho por John Scott
Leia também:
Ashtanga Vinyasa Yoga, primeira série: nomenclatura dos asanas
- Texto extraído da página 40 do livro Astanga Yoga (1996, 2009), de Lino Miele, com tradução de Regina Ehlers, Editora Jaboticaba, São Paulo, e digitado por Cristiano Bezerra para este blog, Yoga Pleno, em 10 de abril de 2011. [↩]
Quanto tempo posso ficar em paschimottanasana?
Por tanto tempo quanto for confortável para você, Vera. Que tal em torno de 5 a 10 respirações longas e profundas?