Oração por Swami Dayananda Sarasvati
Swami Dayananda Sarasvati (1930-2015) (1)
A base para qualquer forma de oração é o reconhecimento da própria impotência. A oração nasce do seu reconhecimento dessa impotência e também de sua apreciação da fonte de todo o poder e todo o conhecimento. Com essas duas descobertas, a oração é muito natural.
Quando estou impotente, busco ajuda de qualquer pessoa de quem possa obter essa ajuda. Quando a impotência é em termos da capacidade de abandonar o meu passado e deixar o futuro acontecer sem estar apreensivo, então nenhuma ajuda de fora, ajuda de alguma pessoa igual a mim, será de grande utilidade. Vou à fonte onde essa ajuda será possível.
» por A base para qualquer forma de oração é o reconhecimento da própria impotência. A oração nasce do seu reconhecimento dessa impotência e também de sua apreciação da fonte de todo o poder e todo o conhecimento. Com essas duas descobertas, a oração é muito natural.
Quando estou impotente, busco ajuda de qualquer pessoa de quem possa obter essa ajuda. Quando a impotência é em termos da capacidade de abandonar o meu passado e deixar o futuro acontecer sem estar apreensivo, então nenhuma ajuda de fora, ajuda de alguma pessoa igual a mim, será de grande utilidade. Vou à fonte onde essa ajuda será possível.
Oração
Ofereço uma oração ao Senhor, o Senhor que invoco de qualquer maneira que seja, em qualquer forma ou nome. Existem formas diferentes de oração. Uma que é boa para todos e importante para um buscador é esta:
Ó, Senhor,
que eu tenha a maturidade
de aceitar o que não posso mudar,
o desejo e o esforço
para mudar o que eu posso,
e a sabedoria para saber a diferença
entre o que posso
e o que não posso mudar.
Não posso mudar minha infância,
meus pais, todo o meu passado.
O que aconteceu em minha vida
eu não posso mudar.
O que aconteceu, aconteceu.
Não posso fazer nada.
Quanto ao que aconteceu,
não tenho nada a lastimar.
Não tenho razão para estar triste
ou deprimido ou zangado.
Deixo minha angústia
quanto ao que aconteceu.
Aceito simplesmente
o que aconteceu em minha vida.
E existem muitas coisas
que posso mudar e consertar.
Busco força de vontade e competência
para fazer esforços apropriados
e adequados para mudar.
Não perco meu tempo
tentando mudar o que não posso
nem aguentando situações
que não são saudáveis,
as quais posso mudar.
A diferença entre as duas,
o que não posso mudar e o que posso,
não é fácil de distinguir.
Novamente, é necessário sabedoria,
para a qual eu invoco a Graça.
Ó, Senhor, possa eu desfrutar
e ter a maturidade
de aceitar simplesmente
o que não posso mudar,
a vontade e o esforço
para mudar o que posso,
e a sabedoria para reconhecer a diferença.
Essa oração é parte de um livro de Swami Dayananda Sarasvati (1930-2015) que foi traduzido para o português e publicado no Brasil em agosto de 1989. Visite o site do Arsha Vidya Gurukulam, o ashram de Swami Dayananda Sarasvati na Pensilvânia, EUA, em arshavidya.org. Para conhecer mais a obra de Swami Dayananda, visite o site do Vidyamandir – Centro de Estudos de Vedanta e Sânscrito, da Profa Gloria Arieira (1953-), em vidyamandir.org.br.
- Texto extraído do Informativo Vidya Mandir, de agosto de 1989, do Vidyamandir – Centro de Estudos de Vedanta e Sânscrito, do Rio de Janeiro, digitado por Cristiano Bezerra (1971-) em 13 de maio de 2002 e desde então também publicado em yoga.pro.br [↩]
Comentários
Oração por Swami Dayananda Sarasvati — Nenhum comentário
HTML tags allowed in your comment: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>