Gomukhasana, segundo Gustavo Ponce
Go, “vaca”; mukha, “cara”; asana, “postura”
Lesões nos joelhos são muito comuns, devido ao desgaste natural a que estão expostos, pois devem suportar o peso do corpo enquanto caminhamos ou estamos de pé. Esta postura alivia tensões acumuladas nos joelhos e, ao mesmo tempo, abre os quadris e flexibiliza os ombros. Muitas pessoas que experimentam pela primeira vez essa postura podem encontrar dificuldades devido à forte sensação de abertura nos quadris.
Execução
1) Sente em dandasana. Recolha a perna esquerda de maneira que esta fique embaixo do seu corpo. O pé esquerdo deve ficar ao lado do quadril direito.
2) Posicione agora o joelho direito sobre o joelho esquerdo, com o pé direito na parte de fora do quadril esquerdo. Os glúteos ficarão entre os pés. Se os glúteos não chegarem confortavelmente ao solo, ponha uma manta dobrada embaixo deles.
3) Leve o braço direito às costas, dobrando o cotovelo. Coloque o dorso da mão entre as escápulas.
4) Levante o braço esquerdo sobre a cabeça, dobre o cotovelo de modo que a mão deslize pela nuca até encontrar a mão direita. Se as mãos não alcançarem uma a outra, segure com cada mão uma extremidade de uma cinta.
“Se a perna esquerda está por baixo, o braço esquerdo está por cima. Se a perna direita está por baixo, o braço direito está por cima“.
Benefícios
1) Cura cãibras nas pernas.
2) Dá elasticidade aos músculos do tórax.
3) Flexibiliza as articulações dos quadris, joelhos e ombros.
4) Não apenas dá mobilidade às articulações, como também elimina o acúmulo de ácido lático. Esses benefícios são válidos também para posturas como baddha konasana, virasana e sukhasana.
- Texto originalmente publicado nas páginas 13 e 14 da edição nº 19, do Inverno de 2008, dos Cadernos de Yoga, traduzido por Tales Nunes e digitado em 3 de setembro de 2011 por Cristiano Bezerra. Visite o site do Professor Gustavo Ponce em yogashala.cl [↩]
Comentários
Gomukhasana, segundo Gustavo Ponce — Nenhum comentário
HTML tags allowed in your comment: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>